Obsolescência Programada








Assisti a este documentário e fiquei pensando em várias coisas. Mas a principal foi: como a gente é trouxa. Como a gente se deixa ser levado e ficar mal por coisas impostas pelo sistema. A gente acha que as coisas nascem feitas e a gente tem só que seguir e pronto. Mas alguem colocou aquilo ali por algum motivo. Tudo o que vemos nas ruas, na tv, nas lojas... o modo como vivemos em nossas casas e família... o modo como nos relacionamos com nossos amigos. A forma como nos vestimos. A forma como vamos à escola, à faculdade. Na forma como usamos transporte público. Como tratamos nossa saúde. Tudo é assim porque um dia alguem resolveu dizer que era assim, e todos os outros foram atrás, as vezes nem pensando se de fato seria aquilo.

O que eu decidi é que não vou mais deixar ninguem me fazer de trouxa. Cansei. Claro que a gente nunca pode fugir do sistema, porque afinal, ele é O sistema. Mas só de pensarmos sobre as coisas e nos perguntarmos se é isso mesmo já é meio caminho andado. E fico realmente feliz de poder chegar nessa conclusão, talvez tardiamente, pois sofri demais. Mas acredito que precisava ter passado por tudo isso pra dar hoje o valor que dou a não ser feita de trouxa. Não nos deixemos. Indaguemos. Perguntemos. Estudemos. Será que as coisas têm que ser assim mesmo???

Já que aqui falamos de música, e tudo na vida me remete a uma música, desta vez não foi diferente. Assim que abri este documentário me veio a música abaixo em minha mente.

...quem eles pensam que são??


Comentários